Notícias

 

03/09/2008 | TRABALHO VOLUNTÁRIO

Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor. Madre Tereza de Calcutá

TRABALHO VOLUNTÁRIO
Há sete anos, mais precisamente no dia 30 de janeiro de 2001, aproveitando o Ano Internacional do Voluntário, instituído pela ONU, a Justiça Federal de Curitiba começou a dar os primeiros passos nas ações de solidariedade. O primeiro encontro contou com16 servidores que se articularam em arrecadar um quilo de alimento que, posteriormente, foram entregues a entidades previamente cadastradas.
De lá prá cá, muita coisa boa aconteceu. Servidores e juízes se juntaram, não só na capital mas, também, nas Varas do interior. Muitos começaram a fazer trabalho voluntário com a finalidade de ajudar aqueles que precisam. Um gesto ou um sorriso era, às vezes, mais importante que coisas materiais. O desenvolvimento de atividades voluntárias traz resultados positivos para quem pratica e para quem recebe a ação.
Com o objetivo do desenvolvimento social e humano mediante promoção de cursos e incentivo a projetos sociais, educacionais, de capacitação profissional e demais atividades que colaborem com o desenvolvimento de nossa sociedade, a Associação Cidadania em Ação – Voluntariado da Justiça Federal do Paraná, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua São Pio X, n° 1.009, Ahú, em Curitiba, que é uma entidade sem fins lucrativos, está precisando de colaboradores a fim de aumentar o valor das arrecadações, que até o momento, apresentam-se insuficientes para a manutenção da entidade.
Ao longo do ano a Associação realiza as seguintes campanhas:
Campanha da Páscoa;
Campanha do Agasalho;
Campanha do Dia das Crianças, e;
Campanha do Natal.
Todas as campanhas têm a participação dos membros do voluntariado formado por servidores, familiares e amigos, onde todas as doações são destinadas para entidades cadastradas no banco de dados, as quais são indicadas pelos próprios voluntários. Ao final de cada exercício é feito um relatório anual com todas as atividades realizadas juntamente com as prestações de contas e repassado ao conselho fiscal para auditoria.
Como o número de contribuições é muito baixo, a ASSOJAF/PR está pedindo a sua colaboração. Estamos encaminhado e-mails para os associados da Justiça Federal, contendo um informativo divulgado pela Associação Cidadania em Ação – Voluntariado da Justiça Federal do Paraná, juntamente com um formulário de contribuição que deverá ser impresso, preenchido e entregue ao Núcleo de Recursos Humanos, caso houver interesse pela contribuição.divulgação.
Valorizar mais a vida, deixar de lado nossos problemas pessoais, e até crescer profissionalmente são alguns dos efeitos da prática de trabalhos voluntários. Venha você também participar! Ou será que prefere ficar de braços cruzados?