Notícias

 

05/09/2008 | DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA

O oficial de justiça é um funcionário imprescindível ao Poder Judiciário. Sem o tripé juiz, advogado, oficial de justiça e sem os servidores do Judiciário não existe direito aplicado e justiça realizada. Em qualquer ponto deste país, brasileiros anseiam por justiça, que para ser executada, utiliza-se da atuação firme e eficaz da "longa manus" dos juízes, os srs. oficiais de justiça.

Temidos por uns amados por outros, lá vai o oficial de justiça, no cumprimento árduo de seus mistéres, nas travessias de barco, canoa, a pé, a cavalo, de ônibus, de metrô, de carona, no seu próprio carro, que em geral coloca à disposição do Estado/Justiça, fazendo cumprir a ordem judicial, nos mais distantes rincões do país. Lá está ele, o braço estendido do Estado, da Lei, e da Ordem, o pulso forte do juiz, muitas vezes incompreendido, por ser o agente cumpridor da lei. À frente da Justiça, lá está o oficial de justiça, verdadeiro especialista em problemas sociais, tendo, não raras vezes, que agredir sua própria consciência para bem cumprir suas funções.

Para melhor cumprir seus mistéres, quando tem a oportunidade, lá está ele frequentando um curso universitário e, geralmente, faculdade de direito. Sua esperança será prestar um concurso público. Muitos chegam lá. Todavia, a maioria permanece na função, fiel ao Poder Judiciário, porque acredita na Justiça, e porque tem consciência de que é parte intríseca da mesma.

Em prejuízo de sua vida particular e familiar, lá está ele dando fiel cumprimento aos mandados judiciais.

Dia virá em que todos os trabalhadores do judiciário, num processo de interação, terão suas organizações de classe fortes e representativas, congraçando todos os oficiais de justiça das esferas federal, trabalhista, eleitoral e estadual, na luta por melhores condições de trabalho, a fim de que possam bem desempenhar suas funções.

No dia de hoje, coincidentemente, está acontecendo, na cidade de Belo Horizonte/MG,. o I CONOJAF - Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. O evento está sendo transmitido ao vivo pela rádio do SINTRAEMG - Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais. Para ouvir, é só clicar no ícone da rádio, no canto superior direito do portal do sindicato [www.sitraemg.org.br].