Notícias

 

19/12/2017 | BALANÇO DE GESTÃO

Ao findar de 2017, a atual diretoria da Assojaf Paraná se despede de seus associados. Foram dois anos de muito trabalho. Do começo da interiorização da associação, passando pelo ineditismo da realização do 3º Encontro de Oficiais, até a brilhante participação da nossa delegação nos dois últimos Conojafs, procuramos, acima de tudo, apresentar e retratar uma categoria digna!

Nossa entidade foi representada não apenas pelos seus diretores, mas, também, e com muita honra, pelos nossos associados Marcelo de Araújo Freitas, José Carlos Batista Junior e Matilde de Paula Soares. Os três foram palestrantes em encontros com o oficialato federal Brasil afora.

Com o “Projeto Assojaf/Pr em ação”, deu-se início a tão sonhada aproximação da associação com o seu associado. Colegas do Norte e Centro-Oeste do Paraná foram convocados a conversar com nossa diretoria. Uma ideia que deu certo e será complementada na próxima gestão.

Nos dois Conojafs, a Assojaf teve uma marcante participação. No de Goiânia, com a experiência na área jornalística, produzimos, sem custo algum, um documentário sobre o congresso. Nele, é apresentado entrevistas com os palestrantes, as falas dos responsáveis pelo evento, a assembleia da Fenassojaf e, o principal, o relato dos oficiais de justiça de todo o país. Acesse o documentário no YouTube pesquisando 9 CONOJAF.

No Conojaf paulistano, a delegação paranaense teve um papel preponderante na montagem da diretoria que foi eleita para administrar a Fenassojaf. Nossos associados Julio Hein e João Leocadio fazem parte da nova direção da federação.

No começo deste ano, participamos, em Porto Alegre – RS, da reunião promovida pela Corregedoria Regional do TRF 4. O encontro, para discutir Alvará de Soltura, Plantão Regionalizado, Padronização de Mandados e o alcance do art. 238 da CNCR da Justiça Federal da 4ª Região (limite de 60 Km), foi coordenado pela juíza auxiliar da Corregedoria, Eliana Paggiarin Marinho. Entregamos um relatório sobre problemas/sugestões levantados pelos oficiais de justiça do Paraná (além dos temas discutidos, fizeram parte do relatório a questão da compensação, fiscalização de pena e constatações socioeconômicas).

Procurando dar uma visibilidade maior ao trabalho desenvolvido pelo oficial de justiça, a Assojaf sugeriu a um dos jornais de maior circulação em Curitiba e Região Metropolitana, o jornal Tribuna do Paraná, uma reportagem sobre o dia a dia de um oficial de justiça. Na edição do dia 08/05/2017, o referido periódico, circulou com a reportagem “Profissão Perigo”, na qual ouviu quatro oficiais de justiça que narraram suas atribuições e riscos para o cumprimento de um mandado. Os depoimentos dados a reportagem foram gravados em vídeo. No final do texto você pode acessar o link da matéria produzida!

Não temos dúvida que a “cereja do bolo” para nós foi o que ocorreu em maio deste ano. Em uma experiência inédita, os oficiais de justiça avaliadores federais do Sul do país participaram do III Encontro Regional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Região Sul. O evento, transmitido de Curitiba e Porto Alegre, foi promovido pelas Assojaf’s do Paraná e do Rio Grande do Sul, e desenvolvido todo através de videoconferência, sendo retransmitido pelo canal do YouTube. O encontro teve o apoio do TRF4, TRT9, TRT4, JFPR e Fenassojaf. Temas sobre segurança, reforma previdenciária e o Novo CPC fizeram com que perguntas de vários lugares do país chegassem aos palestrantes.

Gostaríamos de ter feito muito mais pelos associados, mas estamos satisfeitos. Agradecemos aos colegas, associados ou não, que nos incentivaram, nos enviaram críticas e sugestões.

Fazemos um especial agradecimento aos colegas Marcelo Ortiz e Neemias Freire, ex-presidente e atual presidente da Fenassojaf, respectivamente, pela força e representatividade que sempre nos deram.

Desejamos a diretoria que ficará à frente da Assojaf paranaense nos próximos dois anos, na pessoa do presidente João Leocadio Pinto Nunes, sucesso e muito trabalho em prol do oficialato federal paranaense.

Que 2018 seja um ano de muitas realizações e conquistas para os oficiais de justiça!!

Luiz Henrique Zappa - Presidente

 

Reportagem Dia a Dia do Oficial de Justiça 

www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/o-que-faz-um-oficial-de-justica-confira-algumas-historias/