Notícias

 

04/09/2018 | VÍDEO DA ASSOJAF PR ABRE O CONOJAF DO PIAUÍ

Começou hoje, na cidade de Teresina – PI, o XI Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF). A delegação paranaense presente, eleita na assembleia de 20/04/2018, é composta dos oficiais João Leocadio Pinto Nunes, Marília Sara Portela Oliveira Machado, Julio Cezar Ramos Hein, Alcir Collere, Doilton Vicente Thomaz, e Maria Cristina Verônica Garcia. O diretor administrativo da Assojaf, Luiz Zappa, participa no congresso como suplente.

A abertura foi marcada pela homenagem, produzida pela Assojaf Paraná, aos Oficiais de Justiça falecidos neste ano de 2018. O vídeo, de pouco mais de seis minutos, procurou apresentar a trajetória dos colegas Charles Agostini (Assojaf-15), Milva Dany Malheiros Souza Araújo (Assojaf-MT), Pedro de Melo Peixoto (Assojaf PE), e Elisa Cristina de Aquino Pereira e Góis (Assojaf PR). Além dessa homenagem, o primeiro dia do congresso foi marcado por exibições artísticas e culturais do estado do Piauí.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Fenassojaf, Neemias Ramos Freire, destacou sua alegria em ver que todos os estados brasileiros estavam representados no congresso. Freire salientou a importância do encontro na atual conjuntura pela qual o país vive atualmente, quando mencionou a questão política nacional de total indefinição e perplexidade.

Reunião da Diretoria e do Conselho de Representantes da Fenassojaf

Como de costume, duas reuniões antecedem o início do CONOJAF: a da diretoria e coordenadores da Federação, e a do Conselho de Representantes da Fenassojaf, que congrega os presidentes das Assojafs. Na reunião da diretoria, estivemos representados pelos oficiais Julio Hein (Coordenador da Região Sul) e João Leocadio Pinto Nunes (Coordenador suplente). Hein informou que o tema |Indenização de Transporte foi amplamente debatido. Que todos os diretores concordaram que caso haja nova improcedência no pleito de reajuste, algo mais enérgico tem que ser feito junto à base, como forma de pressão. Isso porque está constatado a má-fé dos Conselhos que a todo momento encontram algum argumento para o indeferimento. João Leocadio sugeriu que seja feita uma ampla campanha de conscientização dos oficiais de que a IT não é salário.

Quanto à criação de uma associação nacional, no lugar da atual federação, todos os presentes, com exceção dos signatários do edital de convocação e mais um ou dois diretores, posicionaram-se contrários à criação nesse momento. O presidente Neemias argumentou sobre a necessidade premente. Depois de horas de discussão, foi recomendado que o Conselho de Representantes aprecie a matéria, mas encaminhando para uma discussão na base, inclusive com alterações estatutárias para permitir a filiação futura e eventual. Julio Hein sugeriu que, quando da eventual criação de comissão especial para redigir o estatuto, fossem fixados mecanismos de proteção para evitar a perpetuação no poder de alguma entidade com vários associados. Como critério, sugeriu que uma chapa somente poderia concorrer nas eleições se seus integrantes fossem, de pelo menos, a metade dos estados brasileiros. Isso tudo porque as preocupações maiores se dariam por conta da representação.

No encontro do Conselho de Representantes, os presidentes de cada Assojaf procuraram fazer um balanço de cada região. Nessa reunião, a Assojaf Paraná foi representada pelo presidente João Leocadio Pinto Nunes e a sua vice Marília Machado. Nunes fez um apanhado mês a mês das atividades da Assojaf Paraná durante o ano de 2018.

 
Programação
As palestras do CONOJAF estão assim distribuídas:
Dia 05/09
Assédio moral e suicídio - Prevenção e pósvenção;
Identidade e (re) construção profissional;
Pertencimento e autorresponsabilidade - uma decisão pessoal;
Novas perspectivas na luta pela valorização dos oficiais de justiça.

 
DIA 06.09
Roda de Conversa: Assédio Moral e Suicídio - Prevenção e Pósvenção;
O futuro do judiciário brasileiro e do oficial de justiça.

.

O Congresso será encerrado com a Assembleia Geral Ordinária da Fenassojaf. Na pauta estão os informes da diretoria da Federação, apresentação e votação de propostas e moções, apreciação de propostas para a alteração estatutária, análise das contas da diretoria Executiva do exercício anterior e a escolha da cidade que sediará o XII CONOJAF, em setembro de 2019, já que as associações não chegaram a um consenso quanto a cidade que receberá o próximo Conojaf. Três são as postulantes: Gramado – RS, Brasília – DF e Belém – PA.

Todas as informações sobre o CONOJAF estão no site da federação.

O vídeo da homenagem aos colegas falecidos você confere acessando o link abaixo.


 

 

 

www.youtube.com/watch?v=-_v419STGeo