Notícias

 

13/08/2007 | OFICIALA LANÇA LIVRO SOBRE A MOROSIDADE NO JUDICIÁRIO

Na última quinta-feira (09), aconteceu na cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, o lançamento do livro "A morosidade no poder judiciário e seus reflexos econômicos". O livro escrito pela Oficiala da Justiça Federal Fabiana Rodrigues Silveira teve sua noite de autógrafos nas dependências na ACIAP. Apesar da noite fria, cerca de 60 pessoas prestigiaram o lançamento. Entre os convidados estavam juízes federais e estaduais, políticos, empresários, familiaraes e colegas de trabalho da autora. O presidente da Assojaf/PR, Sebastião da Silveira Moreira fez questão de compararecer ao evento.
Fabiana Silveira é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UniRitter - Canoas-RS desde 1995. Em 1999, ingressou na Justiça Federal como Oficiala de Justiça Avaliadora. Especializou-se em Direito Comercial Internacional pelas Faculdades Curitiba, em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Política Judiciária e Administração da Justiça pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mediante convênio com o TRF-4.

O LIVRO
O livro, de Sergio Antonio Fabris Editor, foi orientado pelo professor Vladimir Passos de Freitas. Ele procura estabelecer pontos de contato que levem o leitor a uma reflexão interdisciplinar de efeito prático e construtivo acerca do impacto do Poder Judiciário e das decisões judiciais na esfera econômica e no âmbito decisório dos investidores, já que o estudo da inter-relação entre Direito, Poder Judiciário e Economia abre novos horizontes para o enfrentamento dos desafios do desenvolvimento econômico e da efetividade na prestação jurisdicional.

A autora afirmou que foi um prazer perceber que há pessoas interessadas no assunto sobre o qual versa a obra, já que foi por um interesse semelhante que a levou a aprofundar o estudo. Fabiana Silveira relaciona vários questionamentos do tipo: qual é o maior problema do Poder Judiciário?; por que um processo é tão demorado?; qual é o maior desafio da economia?; e por que o desenvolvimento econômico é tão desigual? Apesar de estar extremamente intrigada, ela não chegou às respostas desejadas. Longe disso! Elas aumentaram.
Mesmo assim, algumas certezas são apontadas na obra, tais como: o Poder Judiciário é o principal garantidor do Estado Democrático de Direito; um Judiciário moroso é sinal de uma vivência superficial de democracia; uma experiência superficial de democracia é um dos motivos pelos quais há crescimento econômico desigual e injusto; um Judiciário forte é pressuposto do verdadeiro desenvolvimento econômico, aqui entendido como aquele capaz de gerar uma real qualidade de vida e refletir a existência de um Estado capaz de fazer o seu papel.
Para quem se interessou no assunto é só acessar o link abaixo. Lá está a referência sobre a obra, os contatos com a autora e também uma agenda de atividades a respeito do tema.

As fotos do evento você confere na Galeria de Fotos.

www.judiciarioeconomia.blogspot.com