Notícias

 

24/09/2015 | ASSOJAF-PR NA DERRUBADA DO VETO

A Assojaf-PR teve uma atuação importante em relação à derrubada do Veto 26 (reajusta os salários dos servidores do Poder Judiciário), pautado para ser votado na última terça-feira (21) no Congresso Nacional.

Nos dias 21 e 22, os colegas associados Gilberto Luciani (JT Curitiba), Fernanda Zanin (JF Cascavel) e Rosana S. P. de Paiva (JT Curitiba), como vários servidores do PJU (Poder Judiciário da União), percorreram vários gabinetes da Câmara e do Senado para articulações junto a parlamentares ou assessores com vistas à confirmação de apoio à derrubada do veto 26.

Nossos oficiais associados, que não tinham acesso a determinados lugares, aproveitaram a companhia do Deputado Pastor Eurico (PSB-PE), que cedeu seu gabinete, a fim de que nossos colegas deixassem alguns pertences e pudessem fazer o uso de computador. Por volta das 17h do dia 22, Rosana Paiva informava que já haviam andado vários quilômetros dentro das casas legislativas e que só sairiam do Congresso Nacional com uma definição. Como é do conhecimento de todos, o veto não foi derrubado. Quando os servidores viram que a manobra do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB/AL), faria com que o Governo saísse vencedor, forçaram com que as lideranças da oposição decidissem por entrar em obstrução. Dessa forma, passadas duas horas da manhã do dia 23, a sessão foi encerrada por falta de quórum. Os servidores deixaram a galeria gritando o nome de Elcio Kozminsk, falecido em Brasília no dia 06/09, quando o colega lutava pela derrubada do veto.

Hoje à tarde, o presidente do Senado informou que vai convocar para o dia 30/09, às 11h30, a sessão do Congresso Nacional que vai terminar a análise dos vetos presidenciais. Dentre eles, o veto 26, referente ao PLC 28/2015.

A luta continua!!