Notícias

 

31/07/2016 | ASSOJAF OUVIU OS OFICIAIS DE PONTA GROSSA E REGIÃO

Na sexta-feira (29) a diretoria da Assojaf se reuniu com os oficiais de justiça da região dos Campos Gerais do Paraná. O encontro, que foi realizado na sede do TRT de Ponta Grossa, cidade a 100 km de Curitiba, deu início ao “Projeto Assojafpr em ação”. Colegas de Ponta Grossa e Castro estiveram presentes.

A reunião teve a intenção de integrar os oficiais de justiça, associados ou não, com a Assojaf. O presidente da associação, Luiz Zappa, abriu a reunião falando sobre um pouco da história da entidade, criada no ano de 1995. O primeiro presidente da Assojaf, hoje diretor administrativo, Nilton Nehls, foi um dos integrantes da diretoria que esteve presente ao encontro.

Todos os oficiais fizeram uso da palavra. Cada um expôs seu dia a dia de trabalho. Sugestões e reivindicações para o melhoramento nas condições de nossa atividade foram debatidas. Os colegas gostaram da iniciativa da associação em fazer as visitas ao interior do estado, informando ser muito válido esse tipo de encontro.

Como cada subseção ou Ceman tem sua forma de trabalhar, relatos importantes foram feitos. Os oficiais federais de Ponta Grossa reclamaram dos mandados de fiscalização de pena. Lá, tem juiz que prefere não constranger o réu com o uso de tornozeleira eletrônica, preferindo que o oficial de justiça diligencie nas sextas-feiras, após 22h, e nos finais de semana, a fim de constatar se o réu está ou não em casa. A questão de fazer diligências com quilometragens superiores a 60 Km também foi levantada. Tem mandado que faz com que o oficial se desloque, às vezes, 200 quilômetros de sua sede para cumprir uma intimação. Ressalta-se, diligência feita com carro particular.

Os colegas trabalhistas reclamaram que, quando da visita da corregedoria do TRT, foram colocadas situações sobre a forma de trabalho. Que a resposta da corregedoria foi simples: O juiz manda!! O oficial de Castro, Marcelo Safraid, reclamou que, por ser o único oficial da Vara, sempre que solicita licença para capacitação, o requerimento é negado.

Após os relatos quanto aos trabalhos do oficialato, em cada Justiça, a diretora jurídica da Assojaf, Viviam Mota, fez um apanhado das ações que a associação está promovendo. Em seguida ela apresentou dois vídeos, gravados com o advogado Gabriel Campos, no qual ele fala sobre Indenização de Transporte, Aposentadoria Especial e Porte de Arma. Em breve, esses vídeos estarão disponíveis em nosso site.

Ao final do encontro foi oferecido um coffee break aos presentes. Um exemplar do “Novo Manual Prático-Teórico do Oficial de Justiça Avaliador Federal e Estadual”, da colega Matilde Soares, foi sorteado. O contemplado foi o associado Gilberto Pecci da JF de Ponta Grossa.

A Assojaf agradece o comparecimento e a acolhida dos participantes da reunião. Consideramos muito produtiva, pois permitiu a integração entre o oficialato das duas justiças que debateram problemas pontuais e comuns do dia a dia local.

A próxima região do Paraná a ser visitada pela diretoria da Assojaf será a norte. Com previsão para o final do mês de agosto, a reunião acontecerá na cidade de Londrina.