Notícias

 

07/05/2017 | III ENCONTRO REGIÃO SUL

Os oficiais de justiça avaliadores federais do Sul do país participaram, nos dias 04, em Porto Alegre, e 05 de maio, em Curitiba, do III Encontro Regional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Região Sul. O evento, promovido pelas Assojaf’s do Paraná e do Rio Grande do Sul, foi desenvolvido todo através de videoconferência. Uma experiência inédita que alcançou, não apenas os colegas do Sul, bem como todo o oficialato federal do Brasil, através do YouTube.

O encontro teve o apoio do TRF4, TRT9, TRT4, JFPR e Fenassojaf. Como não temos uma Assojaf em Santa Catarina, mesmo assim, os colegas daquele estado puderam acompanhar o III Encontro tendo, inclusive, a inscrição efetivada tanto pela JFSC, como pelo TRT SC. Com esses apoios, o evento será validado para fins de Adicional de Qualificação.

A abertura do encontro, na sede do TRF4, contou as presenças do presidente daquele tribunal, desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, do presidente da Assojaf/RS, Eduardo de Oliveira Virtuoso, do presidente da Assojaf/PR, Luiz Zappa, do presidente da Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), Marcelo Rodrigues Ortiz, e da diretora-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Barbara Burgardt Casaletti.

A primeira palestra, \"Segurança e Defesa Pessoal para Oficiais de Justiça Avaliadores Federais\", foi ministrada pelo tenente-coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Alvorcem Pinto. Entre tantos assuntos abordados, uns dos mais comentados foram os fatores considerados para o cumprimento de mandados judiciais.

O segundo dia do Encontro foi em Curitiba. O auditório da Justiça Federal do Paraná recebeu os colegas federais e trabalhistas. A mesa diretiva foi composta pelo presidente da Assojaf/PR, Luiz Zappa; a vice-diretora do foro da JFPR, juíza federal Luciane Kravetz; a vice-presidente do TRT PR, desembargadora do trabalho, Marlene Terezinha Suguimatsu; o juiz coordenador da Ceman Curitiba da JFPR, juiz federal André Jung; e o diretor da Fenassojaf, João Leocádio Nunes.

Coube a oficiala de justiça federal Matilde Soares, doutoranda em Direito Internacional Constitucional, a segunda palestra do evento. Com o tema “Novo CPC e suas alterações e influências no trabalho dos oficiais de justiça avaliadores federais”, a palestrante fez uma exposição das principais alterações do CPC envolvendo os oficiais de justiça. Por quase duas horas, Matilde falou e respondeu, por exemplo, sobre citação/intimação por hora certa, avaliação de bens e validação de intimações/citações por meios eletrônicos, como o whatsapp.

A última palestra do III Encontro foi da doutoranda em Ciências Sociais e Jurídicas, Cláudia Vianna, que discorreu sobre as “Perspectivas da Reforma da Previdência Social”. Tema polêmico que rendeu inúmeras perguntas. Um colega gaúcho gostou tanto que chegou a comentar que “as pessoas precisavam visualizar a palestra antes de se posicionarem ... que a palestra deveria ser um vídeo viral na internet”.

As palestras, que foram retransmitidas pelo canal do YouTube do TRT PR, proporcionaram a participação de vários colegas do país que não estavam presencialmente nas duas cidades que sediaram o evento. Mais de dois mil inscritos no canal do YouTube demonstraram que encontros como o que foi feito por videoconferência podem e devem ser realizados em todos os cantos do Brasil. Através do whatsapp, chegaram perguntas de Uruguaiana e Pelotas – RS, Criciúma – SC, Toledo, Maringá e Paranaguá – PR, São Paulo capital, Guaranhus – PE e Belém – PA.

A Escola Judicial do TRT9 esclarece que o relatório de avaliação para os oficiais da Justiça do Trabalho do Paraná será disponibilizado na intranet a partir do dia 8 de maio e permanecerá aberto até o dia 22 de maio. Desse modo, poderá ser validada a carga horária de 8 horas do evento, bem como, o adicional de qualificação de ações de treinamento para os participantes que entregarem o relatório no prazo.

As Assofa’s do Paraná e do Rio Grande do Sul agradecem aos colegas oficiais de justiça que prestigiaram o encontro presencialmente; aos oficiais de todo o país que participaram pelo YouTube, e aos diversos profissionais, servidores dos apoiadores do evento, que trabalharam muito para que o III Encontro fosse concretizado.

Os links dos dois dias do evento estão disponíveis na seção vídeos:

www.assojafpr.org.br/videos/