Notícias

 

29/03/2018 | ASSOJAF TEVE UMA SEMANA AGITADA

Os últimos dias foram agitados para a ASSOJAF Paraná. Na quinta-feira passada (22), os representantes da associação, Presidente João Leocadio, a Vice-Presidente Marília Machado e o Diretor Administrativo Luiz Zappa, foram recebidos pelo Diretor da CEMAN da Justiça Federal de Curitiba, Mario Procopiuck. O encontro serviu para que a ASSOJAF tomasse pé de como estava a CEMAN em relação aos trabalhos dos Oficiais de Justiça.

Diferentemente do que ocorre na CEMAN da Justiça de Trabalho da Capital, o dia a dia da CEMAN Federal hoje atende melhor às necessidades dos Oficiais de Justiça ali lotados.

Atribuímos tal situação como fruto de um longo trabalho desenvolvido pela atual gestão, dirigida por Procopiuck. Mesmo assim, sempre existem coisas a serem aperfeiçoadas. O Presidente João Leocadio informou que está sendo feito um levantamento de informações com os Oficiais da JF e JT das capitais.

A Assojaf entende que tais informações servirão de apoio para reivindicações futuras junto aos órgãos. Da mesma forma, em um segundo momento, as informações dos colegas do interior do Paraná também serão reunidas.

Constatamos que na CEMAN da Justiça Federal de Curitiba chegam as insatisfações dos colegas Oficiais do interior que reclamam principalmente, e com razão, da obrigatoriedade de cumprimento de diligências em distância de 60 km das sedes.

Ao final da reunião, atendendo a solicitação feita, o Diretor da CEMAN informou que irá repassar à ASSOJAF as ordens de serviço que regulam e normatizam aquela Central de Mandados, pois algumas delas poderão ser aproveitadas no âmbito trabalhista.

 

Visita ao Diretor do Foro da JF

Na segunda-feira (26), o Presidente João Leocadio, juntamente com a Vice-Presidente, Marília Machado e a Vice-Diretora Administrativa, Silvia Helena Aquino, reuniram-se com o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Juiz Federal Marcelo Malucelli.

A tônica da visita foi apresentar a nova diretoria da Associação à Administração da Seção Judiciária do Paraná e registrar a intenção de se manter o canal de comunicação já existente. Ainda, o tom propositivo e mais participativo da Associação, foi bem recebida pelo Magistrado, que se mostrou também aberto a receber sugestões de melhorias.

A diretoria da Associação informou que está efetuando um levantamento de dados a respeito das rotinas dos Oficiais da JF, nos mesmos moldes do que está sendo feito no TRT.

Marcelo Malucelli se colocou à disposição dos Oficiais da JFPR e disse saber de alguns problemas no interior do Paraná e anunciou que já estariam sendo tomadas medidas para saneamento. Neste sentido, o magistrado afirmou estar ciente da distância exigida para cumprimento dos mandados e o reflexo disso para os Oficiais de Justiça.

João Leocadio falou da importância de contratação de novos Oficiais para as vagas já disponíveis. Também da preocupação da Associação com a previsão para os próximos meses da aposentadoria de aproximadamente dez colegas só na capital. O Juiz Diretor do Foro respondeu que isso é um problema que tem que ser enfrentado. Comentou-se que, se por um lado, com os avanços tecnológicos nossa função passa por transformações, por outro lado o dia a dia da atividade externa do Oficial de Justiça tem se tornado cada vez mais penosa. Todos concordaram que como solução imediata a contratação de Oficiais Ad-hoc, como existem na Justiça do Trabalho do Paraná, não é o melhor caminho e contraria o entendimento do CNJ. O juiz lembrou também que a PEC do congelamento de gastos vem acarretando enorme prejuízo ao Judiciário e que isso tem que mudar.

Ao final da reunião Malucelli anunciou que em breve será disponibilizado um Drone que poderá ser utilizado nas atividades dos Oficiais de Justiça, pois entende que as novas tecnologias devem ser aproveitadas e acredita que este dispositivo venha a facilitar e dar mais segurança ao trabalho dos Oficiais de Justiça nas diligências. Para o uso do novo equipamento será necessária uma simples solicitação e que um técnico acompanhará o Oficial de Justiça na diligência.

 

Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça

No dia 26, durante a conversa entre os dirigentes da ASSOJAF com o Juiz Diretor do Foro da JFPR, acontecia, na entrada do prédio da Justiça Federal, o Ato pelo Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça. Mesmo com o mal tempo, mais de 30 Oficiais de Justiça compareceram.

Logo de início, a Vice-Presidente, Marília Machado, representando a Justiça Federal daquela casa, agradeceu a todos pela presença no Ato. Para ela, ficou demostrada a preocupação dos Colegas por melhorias no exercício do trabalho e a necessária valorização da carreira.

O Presidente da ASSOJAF se apresentou aos que não o conheciam e relatou as atividades da Associação, entre elas, a recente criação do Comitê dos Oficiais Aposentados, sua participação das reuniões em Brasília com a Direção da FENASSOJAF, e com os demais presidentes das ASSOJAF'S. Registrou o trabalho que está sendo articulado junto aos Conselhos Superiores da JF e da JT quanto a majoração da Indenização de Transporte dos Oficiais Federais e Trabalhistas.

Na avaliação da direção da ASSOJAF o Ato pelo Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça serviu para lembrar aos demais colegas servidores e ao jurisdicionado, que por ali passou, a importância do Oficiais de Justiça na engrenagem do Judiciário.