Notícias

 

10/09/2018 | XI CONOJAF - IMPRESSÕES

Com o tema “Oficial de Justiça Avaliador Federal: Identidade, Pertencimento e Participação”, o XI Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – CONOJAF, realizado em Teresina – PI, entre os dias 4 e 6 de setembro, foi encerrado com a Assembleia Geral Ordinária da Fenassojaf.

Além dos informes da diretoria da Federação, análise das contas e apreciação de propostas para a alteração estatutária, foi marcada uma assembleia extraordinária para o mês de março de 2019, em Brasília – DF, para tratar da transformação da Federação em Associação Nacional, já que os delegados não chegaram a um consenso.

Como sempre, a delegação paranaense participou ativamente nos debates. Duas delegadas, que nunca participaram de um CONOJAF, ficaram felizes e surpresas com o congresso. A vice-presidente da Assojaf/PR, Marilia Machado, relatou que “o congresso foi um encontro diferente voltado à subjetividade e preocupado com a saúde da categoria. Que o tempo para a realização de debates foi exíguo e prejudicou a apresentação de propostas voltadas às demandas específicas dos oficiais”. Marília enfatizou que, “no geral, o encontro foi muito positivo, já que tivemos uma participação muito significativa dos oficiais de justiça”.

A delegada Maria Cristina Verônica Garcia revelou que o CONOJAF foi uma boa experiência. "Eu estava um pouco receosa porque não conhecia bem os colegas com os quais participaria do evento, mas revelaram-se todos muito gentis e tivemos ótimos momentos. As palestras foram bem pertinentes e interessantes. Avaliei positivamente todas elas. Debates produtivos!”

O delegado Doilton Vicente Thomaz, veterano de muitos congressos, disse que “o congresso superou as expectativas, pois não eu não imaginava que tantos oficiais participariam do debate sobre suicídio e assédio. No geral, o encontro foi muito bom”.

O presidente da Assojaf Paraná, João Leocadio P. Nunes, mostrou-se satisfeito com o congresso. Ele frisou que “todos os temas apresentados foram exaustivamente debatidos e, que em relação a criação de uma Associação Nacional no lugar da atual Fenassojaf, a melhor decisão foi a do tema ser amplamente discutido em cada Assojaf para que em março do ano que vem a Assembleia Extraordinária da Federação vote e feche a questão".

Ao final do evento, após votação entre os delegados, a cidade de Gramado – RS foi eleita e sediará o 12º  Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais..

Além do vídeo realizado por nossa associação e apresentado na abertura do congresso, que homenageou quatro colegas falecidos que sempre foram atuantes nas causas do oficialato, a Assojaf Paraná gravou uma série de entrevistas com os colegas e, principalmente, com os palestrantes. Todo esse material será editado e, a cada semana, postaremos aqui um vídeo. O primeiro será sobre os debates da Assembleia Geral Ordinária da Fenassojaf.