Notícias

 

02/12/2019 | ASSOJAF PARANÁ EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Cento e vinte pessoas, entre associados e convidados, participaram, ontem (01), em Curitiba, da tradicional Confraternização de Final de Ano da Assojaf Paraná. Durante o evento, aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária e Eleitoral da associação.

O presidente João Leocadio Pinto Nunes leu o Edital de Convocação da referida assembleia. Antes de começar a discorrer sobre os itens da pauta, foi lida a Ata da última assembleia, ocorrida em 26 de setembro do corrente ano.

A Assembleia iniciou-se com a prestação de contas. Os balancetes do ano de 2019 ficaram sobre uma mesa que estava na parte central do recinto. Todos os associados foram convidados a olhar, conferir as pastas. As contas da Assojaf/PR, até o mês de outubro/19, foram aprovadas por todos.

O segundo item do edital, dirigido por dois dos três membros da Comissão Eleitoral, Fabrícia Soares dos Santos Nehls e Gilberto Luciani, foi à aclamação da única chapa inscrita para o pleito. Eles explicaram aos presentes que a Comissão deliberou a substituição da votação por aclamação, nos termos das disposições estatutárias do Regimento Eleitoral (art. 35), publicado no site da associação no dia 14/10/2019.

Duas chapas inscritas – entendendo o caso

Em 21/10/2019, duas chapas se inscreveram para o pleito: Chapa Resistência, tendo como cabeça de chapa Fábio André Maia Hreisemnou; e a Chapa Unidade, encabeçada pelo associado João Leocadio Pinto Nunes.

A Chapa Unidade apresentou, dentro do prazo, Recurso de Impugnação à inscrição da Chapa Resistência. A alegação é que várias irregularidades formais foram observadas e, com isso, pretendia a exclusão, desclassificação, ou mesmo ilegibilidade da referida chapa. Por decisão unânime da Comissão Eleitoral, a Chapa Resistência foi desclassificada para concorrer ao pleito eleitoral de 2019.

A Chapa Resistência, ciente do prazo legal, preferiu se manter silente e não usou o seu direito de recurso. Após a expiração do prazo e, no dia seguinte, de madrugada, encaminhou e-mail à Comissão Eleitoral com uma proposta para que a comissão eleitoral fosse dissolvida, bem como fosse reaberto novo prazo para inscrição das chapas, alegando motivo de relação parental entre um dos membros da comissão e um dos integrantes da Chapa Unidade.

 Por mais estranho que possa parecer, em vez de fazer essa proposta em forma de recurso, dentro do prazo, a Chapa Unidade não o fez. Ressalta-se que ao início de sua argumentação a Chapa Resistência informou o seguinte:

está cientificada da decisão que a impugnou para o pleito referente ao biênio 2020/2021. Em análise interna, achou-se por bem não questionar a decisão, apesar de, juridicamente entender-se que poderia haver motivo para irresignação”.

 

Continuação da assembleia

A Comissão Eleitoral, após esclarecer os presentes sobre o ocorrido, solicitou que, se algum associado tivesse algo contra a aclamação da chapa única, o momento era aquele para manifestação. Como isso não ocorreu, a Chapa Unidade foi aclamada e empossada pela referida comissão.

 

Ausência

O não comparecimento ao evento da então Vice-Presidente da Assojaf/PR e atual Vice-Coordenadora da Fenassojaf na Região Sul, Marília Machado, foi notada. Mas esta é uma história ainda a ser contada.

 

Desfiliação

O Sr. Fábio André Maia Hreisemnou, candidato a presidência de nossa entidade, pela Chapa Resistência, solicitou na semana passada sua desfiliação da Assojaf Paraná. Lamentamos que os fatos narrados chegaram a tal ponto. Quem sabe, em breve, o oficial Fábio Maia retorne aos nossos quadros e possa, em outra oportunidade, colocar o seu nome à disposição dos associados e um pleito eleitoral. O importante, é que ele tome consciência que a Assojaf Paraná engloba os oficiais da Justiça Federal e do Trabalho. O maior erro que ele possa ter cometido, fora os apontados pela Comissão Eleitoral, foi a de ter montado e encabeçado uma chapa só com colegas da Justiça Federal. Qual seria sua intenção?

 

Satisfação

Não só coisas tristes noticiamos. Para a nossa alegria, e de uma forma democrática e salutar, quatro associados, integrantes da Chapa Resistência, estiveram presentes na confraternização e na assembleia. Como já descrito, a Chapa Unidade foi aclamada por todos os associados presentes!

Outra notícia boa é que dois colegas do interior, ambos de Maringá, farão parte da diretoria na próxima gestão. Os oficiais Luiz Zappa, como Vice-Presidente, e Roberto Narimatsu, como Vice-Diretor Financeiro. Dessa forma, a interiorização da Assojaf ficará mais forte e atuante.

 

Diretoria Biênio 2020/2021 – ASSOJAF PÁRANÁ

Presidente: João Leocadio Pinto Nunes (JT)

Vice-Presidente: Luiz Henrique de Souza Zappa (JF)

Diretor Administrativo: Nilton Carlos Nehls (JF)

Vice-Diretor Administrativo: Alcir Collere (JT)

Diretor Financeiro: Julio Cezar Ramos Hein (JT)

Vice-Diretor Financeiro: Roberto Narimatsu (JF)

Diretor Jurídico: Urataí Solnowski Branco (JT)

Diretora Sociocultural: Giselle de Cássia Mariano (JT)

Diretor de Comunicação e Informática: Sergio Ricardo da Silva Almeida (JT)

Conselho Fiscal

Titular: Doilton VicenteThomaz (JT)

Titular: Maria Cristina Verônica Garcia (JT)

Titular: Sebastião da Silveira Moreira (JF)

Suplente: Nilza de Oliveira Telles Martins (JT)

Suplente: Paulo Júnior da Silva (JT)

Suplente: Rosana Paiva (JT)