Notícias

 

25/03/2022 | DIA DE LUTAS DO OFICIAL DE JUSTIÇA

Neste dia 25 de Março comemoramos o Dia de Lutas do Oficial de Justiça!

A força das mãos unidas em prol de uma carreira traduz o significado da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado do Paraná – ASSOJAF-PR.

Alguns diriam que nossas lutas se esvaíram no meio tumultuado desta avassaladora Pandemia do COVID 19, mas pelo contrário, mais do que nunca estivemos juntos trabalhando pela garantia do trabalho seguro e pela manutenção de nossas prerrogativas funcionais em razão do cargo público que exercemos, pois fomos, somos e seremos sempre peça fundamental na engrenagem do judiciário brasileiro.

Sempre fomos dentro do Poder Judiciário da União um segmento forte e atuante nas demandas relacionadas as conquistas dos servidores públicos federais. Nossa postura sempre foi referência frente as demais categorias e nunca deixamos de participar e apoiar as lutas coletivas. Inclusive, fomos os protagonistas da Greve de 2015, que levantou colegas de todas as partes deste país, esvaziamos fóruns e tribunais e fomos à luta juntos, ganhando espaço no Congresso Nacional com uma ensurdercedora manifestação na Praça dos Três Poderes em Brasília porém, infelizmente, não derrubamos o Veto da Dilma, que assim ficou conhecido como um dos piores momentos para todo o funcionalismo público federal.

Depois disso, continuamos a ampliar espaços de atuação, seja no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, seja nos Conselhos da Justiça Federal – CJF e da Justiça do Trabalho – CSJT, enfim, buscamos as esferas possíveis de diálogo mas sentimos uma resistência enorme em nossos pleitos, tanto nas rodadas de negociação de novos planos de carreira no Superior Tribunal Federal - STF, como em pleitos específicos, a exemplo da majoração da Indenização de Transporte nos Conselhos Superiores.

A campanha pelo desmonte do serviço público, especificamente do Judiciário, galopa no Congresso Nacional e já atropelou muitas de nossas pretensões, pois lembremos da Reforma da Previdência de 2019 que assolapou expectativas de parcela significativa de Oficiais de Justiça Federais da ativa.  

Durante a Pandemia do COVID 19 os tribunais pesquisaram minorar o impacto da restrição de atividades externas desempenhadas por nós Oficiais de Justiça, buscando agregar novas tecnologias a favor da continuidade das atividades de atendimento ao jurisdicionado e fomos parceiros nessas mudanças, não mero expectadores, mas sim trabalhamos como coadjuvantes na construção de um novo e mais moderno Modal de Atuação do Oficial de Justiça. Muitos ainda resistem às inovações e alterações ocorridas, mas avançamos 10 (dez) anos em 2 (dois), e isso não volta mais. Caminhamos em um novo trilhar da carreira e temos que aprender a conviver, acompanhar e melhorar isso.

Neste Dia de Luta queremos deixar registrado que, como sempre, nós fizemos nossos melhores momentos em nossa carreira, nós lutamos por novos planos, por mais cargos, pela nossa Gratificação de Atividade Externa, sempre pensando no reconhecimento do trabalho muitas vezes solitário e isolado do Oficial de Justiça. Assim, paremos neste dia em especial para refletir e para nos olhar novamente como categoria que somos, pois juntos com os demais colegas do PJU, vamos manter acesa esta chama de nossas conquistas e nos apoiar uns nos outros nesta reconstrução de vitórias que merecemos alcançar.

O momento é de União e de Avanço, e estamos conseguindo isso, pois enquanto Associação ficamos mais próximos de nossos Sindicatos tanto da Justiça Federal como da Justiça do Trabalho, e hoje vivemos uma nova realidade, logo, vamos nos manter firmes, sem esmorecer, pois, nossa força está no crescimento deste coletivo. Por fim, mas não menos importante, lembro e rendo homenagens aos nossos colegas Oficiais de Justiça Aposentados e aos que não mais estão entre nós, pois foram eles que nos ajudaram e no ajudam a construir nossa categoria cada vez mais forte. Em nome da ASSOJAF-PR nosso muito obrigado a todos que ombrearam nossas lutas!

 

João Leocadio Pinto Nunes

Presidente