Notícias
13/12/2024 | CRIADO O SINDICATO NACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS
12 de dezembro de 2024, uma data histórica para o oficialato federal brasileiro. Neste dia, uma Assembleia Geral Virtual realizada pelo SINDOJUS-DF (SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL) aprovou a sua abrangência nacional. Dessa forma, os oficiais de justiça federais têm uma entidade forte, legítima e competente para atuar em prol da categoria.
Oficiais de justiça do Poder Judiciário da União foram chamados para comparecer na assembleia. O número de participantes foi expressivo: 1499. Apesar do problema técnico ocorrido na plataforma de transmissão no início dos trabalhos e sanado corretamente, compreensível pela demanda, o evento foi realizado. A atuação da oposição não foi diferente do que se pensava. A palavra de ordem era o “divisionismo” que a criação de um sindicato nacional possa criar dentro do oficialato. Aproveitando-se da instabilidade inicial apresentada pela plataforma que transmitiu a assembleia, os contrários a realização da mesma, fizeram o que lhes cabia: tentar barrar o feito. Porém, com uma condução firme do presidente da assembleia, o diretor-presidente do SINDOJUS-DF, Gerardo Alves Lima Filho, o encontro ocorreu de forma pacífica e democrática, na qual foi dado a palavra aos favoráveis e discordantes à criação de um sindicato nacional.
E o resultado final não deixou dúvida alguma do que a categoria quer a partir de agora. Com 947 votos a favor, 546 contrários e 06 abstenções, a expansão da base territorial do SINDOJUS-DF foi aprovada.
A formação do Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça Federais (SINDOJAF) traz para a categoria uma força política e institucional, que infelizmente ficou pulverizada pelas ações da FENAJUFE/FENASSOJAF. Nos dará uma maior representatividade em questões jurídicas de interesse coletivo, tanto na defesa de direitos trabalhistas e aposentadoria, quanto na capacidade de negociação com o governo e o Judiciário.
Para o futuro presidente da ASSOJAF Paraná, Bruno Chaves, que assumirá a entidade a partir de 01/01/2025, o dia de ontem foi significativo porque nunca na história do oficialato federal tantos colegas, juntos, discutiram os rumos e o futuro da categoria.
“A categoria discute há muitos anos a necessidade e a utilidade de representação própria. E o desprezo, a negligência e a omissão da Fenajufe e sindicatos acabaram por catalisar essas discussões que se tornaram intensas, efervescentes e diárias nas redes sociais, fóruns de discussão da categoria e presencialmente entre os colegas de todo o Brasil. A esperança geral é de que o Sindicato Nacional não seja a solução, mas o início de uma nova jornada, com protagonismo dos Oficiais, com respeito a sua atividade, pautas próprias e reconhecimento do importante papel que exercem na justiça brasileira e junto à sociedade. O recado foi claro: os oficiais querem ser respeitados, reconhecidos pelo trabalho que realizam e merecem ter representação que entenda e leve a administração e aos poderes públicos suas necessidades, expectativas e anseios”, enfatizou Chaves.
Regularização estatutária e a implementação de uma agenda nacional unificada, serão os próximos passos a serem dados pelo SINDOJAF.