Notícias

 

08/06/2008 | CCJ ADMITE PEC SOBRE ESTATUTO DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania [CCJ] aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição [PEC] 190/07, do deputado Flávio Dino [PCdoB-MA], que atribui ao Supremo Tribunal Federal [STF] a iniciativa para elaborar o Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário. O relator, deputado Silvinho Peccioli [DEM-SP], apresentou parecer favorável à proposta.

Segundo a PEC, o STF deverá enviar projeto de lei complementar ao Congresso Nacional para regulamentar o estatuto. O objetivo é estabelecer diretrizes gerais para as carreiras técnicas, inclusive com parâmetros comuns de remuneração.

Tramitação

A PEC será agora analisada por uma comissão especial, antes de seguir para votação em dois turnos no plenário.

Conheça a tramitação de PECs - Ao ser apresentada, a proposta de emenda à Constituição [PEC] é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania [CCJ] quanto à sua admissibilidade. Esse exame leva em conta a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da proposta. Se for aprovada, a Câmara criará uma comissão especial especificamente para analisar seu conteúdo.

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para proferir parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votaão.

Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos [3/5 dos deputados] em cada uma das votações.

Senado - Depois de aprovada na Câmara, a PEC segue para o Senado, onde é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos. Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelo Congresso. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

A proposta vai de uma Casa para outra [o chamado pingue-pongue] até que o mesmo texto seja aprovado pelas duas Casas.


Fonte: FENASSOJAF